Quilombolas homenageiam todos os santos

Comunidade quilombola de Jurussaca, em Tracuateua, realiza festejo

jurussaca

 Começa hoje a Festa de Todos os Santos, na comunidade quilombola de Jurussaca, no município de Tracuateua, a cerca de 170 km de Belém. A festa envolve todos os quilombolas do território e de outras comunidades e municípios vizinhos, que prestam homenagens aos santos católicos. Este ano, a MALUNGU estará presente, dando apoio e fortalecendo o movimento, representada pela Coordenadora de Gênero, Luzia Betânia Alcântara.

Durante quatro dias os quilombolas dançam, fazem ladainhas, procissões para agradecerem seus intercessores pelas graças alcançadas. A programação tem início com uma grande procissão, onde a imagem de São Benedito, padroeiro da comunidade e dos negros, é conduzida à frente.

Todos os momentos são conduzidos por um juiz, escolhido por membros das comunidades co-realizadores da festa chamados mordomos. O juiz, é, então, o promotor do evento. Este ano, a festa é conduzida pelo jovem Manoel Jefferson da Silva Araújo, descendente de povos tradicionais da comunidade de Jurussaca.

História

O Governo, através do Exército, convocou todos os homens para a guerra, e, temendo que todos os homens da comunidade fossem para a batalha, um senhor prometeu que, caso os convocados não fossem para o confronto, realizaria uma festa em homenagem a todos os santos. Uma semana antes de os homens irem para a batalha a guerra acabou. A Festa de todos os santos é realizada, então, como fruto de uma promessa.

Segundo alguns moradores de Jurussaca, a comunidade teria surgido a partir de quatro escravos, que, fugidos do Maranhão, se instalaram na região. Em relação ao nome da comunidade, há duas versões: uma é de que Jurussaca seria o sobrenome de um de seus fundadores; a outra teria origem em uma tradição, segundo a qual, quando uma pessoa prejudicava outra, para pedir perdão, deveria entrar em uma saca e prometer, jurar que não a prejudicaria mais, ou seja, jurar na saca, daí o nome Jurussaca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s