Divisão Especializada de Atendimento à Mulher do Estado do Pará esteve em Salvaterra para debater políticas de combate à violência contra a mulher

Imagem

Encontro reuniu lideranças locais, Malungu e representantes da Secretaria de Assistência Social do Município

A Divisão Especializada no Atendimento à Mulher do Estado do Pará (DEAM) esteve em Salvaterra, no dia 12 de fevereiro de 2014, para sensibilizar o poder público municipal da importância de criar órgãos específicos para tratar da violência contra a mulher e discutir políticas de gênero. Mulheres lideranças de comunidades quilombolas, de comunidades de pescadores e de sindicatos rurais estiveram presentes, além de representante da Malungu e representantes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal.

A Delegada Alessandra Jorge, diretora da DEAM, e a socióloga Ionele Azevedo, representante da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), fizeram uma palestra tirando dúvidas, principalmente, a respeito dos caminhos para fazer valer a Lei Maria da Penha.

A principal questão levantada pelas mulheres que assistiram a palestra foi quem poderia denunciar, se somente a vítima, ou alguma testemunha. A delegada foi categórica. Qualquer pessoa pode denunciar, desde que faça um Boletim de Ocorrência na delegacia e assine para fazer a abertura do processo contra o agressor. A palestra também foi espaço para depoimentos de quem conhece casos próximos de violência em que a vítima se recusa a denunciar, por medo, por dependência emocional, por desconhecimento.

Além de tirar dúvidas, a delegada Alessandra Jorge também incentivou a criação de um Conselho da Mulher em Salvaterra para dar força ao Centro de Referência Especializado que já está sendo criado no município pela prefeitura. As lideranças presentes adeririam à ideia e assumiram o compromisso de pedir, junto à prefeitura, um espaço para criação do Conselho.

 

Texto: Lara Lages

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s