Desfile cívico quilombola apresenta a diversidade cultural dos quilombos em Salvaterra

A Praça das Comunicações em Salvaterra se encheu das cores dos quilombos no último sábado, dia 06 de setembro de 2014. As Comunidades Quilombolas de Salvaterra e a Secretaria Municipal de Educação organizaram o segundo desfile cívico das comunidades tradicionais sob o tema “Quilombos e Educação: um resgate de cultura, sabedoria e valores”.

As 13 escolas quilombolas em Salvaterra se envolveram na organização do evento. O desfile reuniu mais de 1000 pessoas entre alunos, funcionários e membros das comunidades que sediam as escolas. A ideia foi quebrar o protocolo de marchar como soldados e fazer do desfile um espaço para apresentar a diversidade cultural dos quilombos de Salvaterra. Por isso, as comunidades jogaram capoeira, mostraram as religiões de matriz africana, as suas danças tradicionais como o carimbó.

Cada quilombo levou sua bandeira e mostrou o que considerava representativo da sua cultura e da resistência negra e quilombola. As faixas trouxeram os dizeres da luta empreendida há séculos por respeito e reconhecimento. Para Hilário Moraes, diretor regional da Malungu e membro da comunidade quilombola de Caldeirão, não é um desfile, apenas, “a marcha deu visibilidade pras nossas comunidades. Mostrar pra sociedade de Salvaterra que nós existimos, que merecemos respeito como quilombolas. A gente consegue, por meio do desfile, mostrar a nossa cultura”.

Sair da invisibilidade, mostrar a cara, não fugir à luta. Essa é a força das comunidades quilombolas!

Resistência quilombola no desfile cívico de Salvaterra. Foto: Petronio Medeiros

Resistência quilombola no desfile cívico de Salvaterra. Foto: Petronio Medeiros

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s