Diretoria Executiva da Malungu reúne-se com coordenação do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo para discutir ações

A Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará – MALUNGU – reuniu-se com o Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo, nesta quinta-feira (12/02/2015), para discutir o plano de ações para 2015.

Um dos principais pontos levantados foi a continuidade do Convênio com a Fundação Ford, vinculado ao antigo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – Idesp – e agora transferido financeira e administrativamente para a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará – Fapespa –, mas com a Coordenação do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo.

Foi apresentado pelo Núcleo um cronograma para finalizar o trabalho, com informações do que já foi feito até agora, como o levantamento de dados organizado em categorias chamadas “máscaras”: família, produção, domicílio e educação, e o que ainda falta ser feito como as visitas a campo.

Outro ponto importante foi a proposta de mudança do Decreto nº 261 de 22/1/2011, que trata da Política Estadual para as Comunidades de Quilombo no Estado do Pará que instituiu a Comissão Estadual bipartite e paritária, com igual número de representantes do governo e da Malungu.

Para Salomão Costa, coordenador da Regional Guajarina da Malungu, acredita que a Comissão é a porta de entrada para essas demandas dos quilombolas e, portanto, tem que ser garantida sua autonomia.

Já José Carlos Galiza, coordenador administrativo da Malungu, ressaltou a importância da regulamentação jurídica e estruturação do Núcleo o mais rápido possível para garantir a continuidade das políticas.

A coordenadora do Núcleo, Adelina Braglia, junto da sua equipe, ouviu as considerações dos representantes da Malungu e comprometeu-se com o que foi pontuado pelos quilombolas. Comprometeu-se, inclusive, com o apoio logístico ao Encontro Nacional Quilombola, que vai ser realizado em agosto de 2015.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s