
Movimento Quilombola elege as lideranças que o representará nas eleições de 2022 ao cargo de deputado federalAs lideranças eleitas foram: CLAUDIANA LÍRIO (Regional do Baixo Amazonas), JOSÉ CARLOS GALIZA (Regional Guajarina), IRACI NASCIMENTO (Regional Nordeste Paraense), MICELE SILVA (Regional Tocantina) e PROFESSOR ROSIVALDO (Regional Marajó).
O grupo eleito será acrescido ainda da participação de uma liderança POTMA (Povos Tradicionais de Matriz Africana). Com efeito, teremos uma chapa formada por 05 lideranças quilombolas e 01 POTMA, que nos representará através da pretensa candidatura coletiva nas eleições de dep. Federal em 2022.
O nome da liderança que encabeçará a chapa será eleito em Assembleia Geral do Coletivo UBUNTU em data ainda a ser definida. Esse ideário de candidatura coletiva é fruto das discussões do Coletivo UBUNTU, criado por lideranças do movimento QUILOMBOLA e movimento POTMA em 13 de agosto de 2020 diante da urgente necessidade de organização política do movimento negro em geral, na tentativa de garantir representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, ou seja, com o intuito de garantir representatividade nos espaços de Poder onde são discutidos temas de ordem política que afetam a vida do nosso povo negro/quilombola.